Unemat e universidade americana iniciam parceria para intercâmbios | Gazeta Digital

Sexta, 19 de maio de 2017, 15h19

Educação

Unemat e universidade americana iniciam parceria para intercâmbios

Thiago Andrade e Thalita Boaventura, Gcom MT


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu caminho para firmar parceria de trabalho com a Iowa State University. A agenda da comitiva mato-grossense se concentrou em Ames, nesta quinta-feira (18). Na oportunidade, a reitora da Unemat, Ana Maria di Renzo, apresentou a instituição aos americanos e conheceu mais profundamente os cursos de Agronomia e Ciências da Vida da instituição.

Este foi o primeiro passo para uma parceria de atuação conjunta entre as duas universidades. Segundo a reitora da Unemat, foi possível compreender como os cursos estabelecem um contato próximo com os produtores e com o Governo. “A universidade é altamente conectada com as demandas do Estado de Iowa. Por isso, eles canalizam e verticalizam suas pesquisas na busca de melhoria para o próprio estado”, afirmou, ao fim da reunião.

Divulgação

Unemat e universidade americana iniciam parceria para intercâmbios

Ela destacou que a viagem suscitou na Unemat a vontade e o entusiasmo de conclamar todos os pesquisadores da área de agricultura para que possam sentar com o setor produtivo e pensar o que o estado de Mato Grosso precisa. Com isso, será montada uma proposta alternativa de montagem de um curso que a região mais produtiva do estado necessita. Em seguida, a ideia é firmar uma parceria mais efetiva com a universidade estadual de Iowa.

“Dessa forma, podemos trazer para cá (Iowa), em missão, pesquisadores e levar pesquisadores para lá (Mato Grosso). Esta é a proposta que vou construir com o curso de Agronomia de Mato Grosso e levar como uma política de Estado, para que o Governo possa firmar os acordos necessários com as companhias e empresas. Dessa forma, nós conseguimos aumentar nossa produtividade e ganhar mais espaço comercial”, disse Ana Maria di Renzo. 

A reitora acredita que os primeiros intercâmbios possam ocorrer ainda neste ano, e convidou a universidade americana para acompanhar a Jornada Científica, que ocorrerá em outubro deste ano, em Cuiabá. Na ocasião, ela acredita que alunos da Unemat possam ser recrutados para estudar um período em Iowa. Esse convite também já foi feito ao presidente da universidade de Iowa, Benjamin Allen.

A diretora de alunos internacionais, da parte de admissões da Iowa State University, Luisa Orticelli-Pinto, afirmou que a universidade tem interesse em receber acadêmicos do Brasil. Brasileira, residente em Iowa há mais de 20 anos, ela explicou que quando chegou ao estado norte-americano, o Brasil não era tão conhecido pela população local. “É uma honra não só ver esse convênio, mas ver os americanos valorizarem o Brasil e a parte de agricultura do nosso país, nós sabemos que é muito forte, mas isso nunca tinha chego aos ouvidos de Iowa. Então, essas conexões são importantes para trazer o Brasil para os Estados Unidos e mostrar que temos muita competência e que somos líderes nesta área de agricultura”, afirmou.

Segundo ela, hoje a Iowa State University tem um forte convênio com a Pontifícia Universidade Católica (PUC). A instituição quer crescer na parceria com universidades do Brasil, principalmente nos cursos de Agronomia e Engenharia. “É o início de uma enorme parceria”, definiu a diretora.

A Iowa State University é uma universidade pública, que foi fundada em 1858, tendo a primeira classe no ano de 1869. Conta com 36.660 alunos atualmente.



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Sábado, 27 de maio de 2017

12:15 - Sema, Saúde e mais 4 órgãos jogam esgoto sem tratamento em lagoa

Sexta, 26 de maio de 2017

19:31 - Mostra de Cinema exibe filmes a adolescentes do Complexo Pomeri

19:22 - Associação quer construir estátua em homenagem a tenente

17:07 - Mulher atropelada em VG está em estado grave e não foi identificada - Veja vídeo

16:16 - Velocidade excessiva está entre as principais causas de acidentes graves

15:36 - Empresários do transporte de cargas doam drone e equipamentos à Polícia

14:58 - Foguete produzido por alunos de Cuiabá pode ser premiado em setembro

13:50 - Distribuidora de carne é interditada por falta de alvarás

12:27 - UPA tem que ser higienizada após caso de H1N1

11:35 - Médicos fazem parto com mãe em coma e salvam bebê em Cáceres


 veja mais
Cuiabá, Domingo, 28/05/2017
 

GD Empregos

WhatsApp Twuitter
WhatsApp

Fogo Cruzado waze

titulo_jornal Domingo, 28/05/2017
745201164383996eb0a29412c52e67f4 anteriores




Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

O que o poder público deve fazer para acabar com áreas conhecidas como cracolândias nas cidades?



Logo_classifacil









Loja Virtual