Sustentabilidade é o novo jeito de fazer negócios, defende especialista | Gazeta Digital

Terça, 16 de maio de 2017, 09h02

gestão

Sustentabilidade é o novo jeito de fazer negócios, defende especialista

Cuiabá, redação Pau e Prosa


A sustentabilidade é um novo jeito de pensar e fazer negócios com ética, transparência e responsabilidade, respeito ao outro e cuidado com o meio ambiente. Para isto, o líder é parte importante para aplicar estes conceitos nas organizações. Esta nova forma de trabalho foi o assunto debatido durante a palestra do jornalista e escritor Ricardo Voltolini, no Fórum de Gestão em Saúde, promovido pelo PróUnim (Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá), que ocorreu no GranOdara Hotel, em Cuiabá.

O objetivo do evento foi o de sensibilizar e envolver o público sobre a gestão nas empresas com olhar voltado na entrega de resultados e valores responsáveis. E quando o assunto é sustentabilidade empresarial, Ricardo Voltolini é um dos primeiros e mais requisitados consultores na área dentro do Brasil.

Durante a palestra, ele destacou a importância do líder, pontuando que todos devem se colocar neste papel e mais do que entregar resultados, precisa entregar valores. “Qualquer que seja a sua posição na organização, você é um líder, pois lidera pessoas, lidera negócios, lidera atividades e, devem ser sempre pautadas na sustentabilidade. (...) É um novo tipo de liderança, que classifico que está emergindo no século XXI, que é uma liderança baseada em valores sustentáveis”, defendeu.

O especialista, que há 18 anos faz consultoria às instituições preocupadas em liderança sustentável, explica: “empresa, sociedade e planeta devem fazer parte de uma mesma realidade”.

Antes de concluir a palestra, Ricardo apresentou ainda os 7 Desafios de Saúde e Sustentabilidade, elencados a partir de um estudo do NEXT - Observatório de Tendências em Sustentabilidade. Os sete desafios mapeados foram Responsabilidade Individual; Visão Integral da Saúde; Meio Ambiente como Causa e Cura de doenças; Saúde como Estratégia de Sustentabilidade das Empresas; Gestão de Impactos; Tecnologias Mais Acessíveis; e Novos Produtos e Serviços.

Comprometido com a discussão da sustentabilidade nas organizações, o PróUnim busca promover projetos e ações que contribuam para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, o presidente do PróUnim, André Palma, ressalta que promover o debate sobre sustentabilidade através do Fórum de Gestão de Saúde permite às empresas ter maior conscientização e saber a melhor forma de aplica-la.

"A gestão, principalmente, na área da saúde já sabe da importância da sustentabilidade dentro da organização empresarial, e com o fórum passam a entendê-la melhor, descobrindo como aplica-la no dia a dia”, afirmou.

André ainda ressaltou a mudança conceitual do ProUnim, que deixou de ser apenas um braço social da Unimed Cuiabá, para se tornar o coração da cooperativa, com ações sociais transformadoras.

O presidente da Unimed Cuiabá, Rubens Carlos de Oliveira Júnior, defendeu que as empresas devem, cada vez mais, investir em uma gestão sustentável. “A Unimed Cuiabá, junto com o PróUnim, quer mostrar com esse evento, os caminhos que devemos traçar para termos uma sociedade sustentável”.

A médica e diretora de mercado, Suzana Palma, disse que os gestores da área médica estão cada vez mais preocupados com uma gestão comprometida com todos os públicos, isto é, a sociedade, os profissionais de saúde, os fornecedores e a comunidade.

“O fórum visa isto: capacitar os profissionais para que os negócios sejam sustentáveis. É a oportunidade de renovar a mente e isto inclui cuidar de quem cuida da gente”, enfatizou.

Ricardo Voltolini é diretor-presidente da Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, palestrante, idealizador da Plataforma Liderança Sustentável e autor de Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP) e Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier).

Participaram do evento profissionais de saúde de diversas áreas, tanto do setor público, quanto do privado.



 



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Domingo, 28 de maio de 2017

12:18 - Vida sexual está 'fraca' para 475 mil casados de MT

Sábado, 27 de maio de 2017

12:15 - Sema, Saúde e mais 4 órgãos jogam esgoto sem tratamento em lagoa

Sexta, 26 de maio de 2017

19:31 - Mostra de Cinema exibe filmes a adolescentes do Complexo Pomeri

19:22 - Associação quer construir estátua em homenagem a tenente

17:07 - Mulher atropelada em VG está em estado grave e não foi identificada - Veja vídeo

16:16 - Velocidade excessiva está entre as principais causas de acidentes graves

15:36 - Empresários do transporte de cargas doam drone e equipamentos à Polícia

14:58 - Foguete produzido por alunos de Cuiabá pode ser premiado em setembro

13:50 - Distribuidora de carne é interditada por falta de alvarás

12:27 - UPA tem que ser higienizada após caso de H1N1


 veja mais
Cuiabá, Domingo, 28/05/2017
 

GD Empregos

WhatsApp Twuitter
WhatsApp

Fogo Cruzado waze

titulo_jornal Domingo, 28/05/2017
745201164383996eb0a29412c52e67f4 anteriores




Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Você concorda com a ideia de Escola Sem Partido, que prega ensino político totalmente neutro aos alunos?



Logo_classifacil









Loja Virtual