Sexta, 21 de abril de 2017, 10h15

Escolas de Cuiabá terão ações de conscientização contra 'jogo suicida'

Redação do GD


Após a repercussão do jogo “Baleia Azul”, que impõe desafios que induzem a pessoa ao suicídio, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) começa a desenvolver ações de conscientização para prevenir o suicídio entre estudantes das escolas da rede.

O público alvo da campanha serão os alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Fundamental (4ª ao 8ª ano), que envolve crianças entre 10 e 15 anos, fase em que as mudanças emocionais estão em pleno processo de desenvolvimento.

De acordo com estudos de psicólogos e especialistas, as escolas precisam estar preparadas nas figuras dos professores, coordenadores e técnicos de educação para poder identificar sinais de depressão, como o afastamento de amigos, o baixo rendimento escolar, a melancolia, entre outros indicadores.

A diretora de ensino da pasta de Educação, professora Zileide Lucinda dos Santos, ressalta a necessidade dos educadores e dos pais estarem atentos a essas tendências aos pensamentos e às tentativas suicidas.
"Os pensamentos antecedem a ação. Nesse momento, a pessoa emite sinais para os que estão por perto como uma espécie de pedido de ajuda, então, enquanto profissionais de educação, precisamos estar próximos dessas crianças”, disse.

A coordenadora de Programas e Projetos da secretaria de Educação, Carmem Cinira, encaminha, na próxima semana, uma convocação dos gestores das 81 Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s) para participarem de uma ação proposta pelo órgão, em que psicólogos e especialistas irão orientar os profissionais que atuam dentro das unidades de ensino sobre como agir junto às crianças e adolescentes para prevenir intenções suicidas emergidas no contexto escolar.

As unidades serão instruídas a desenvolver internamente uma campanha para alertar os perigos da exploração da fragilidade emocional, além da criação de cartazes motivacionais, palestras e ações interpessoais de apoio para auxiliar o aluno com problemas emocionais, que esteja enfrentando problemas dentro ou fora da área escolar.

A ideia de iniciar a campanha educativa nas escolas municipais partiu da primeira-dama Márcia Pinheiro, após tomar conhecimento da grande adesão de jovens de Mato Grosso e do Brasil ao jogo Baleia Azul.
“Precisamos começar essa conscientização dentro das escolas porque é onde as crianças passam boa parte de sua vida e o profissional de educação, assim como os pais, é o elemento fundamental no processo de formação das crianças”, apontou.

O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) destacou a importância de agir na proteção aos alunos. "Não podemos ser omissos e se eximir. O bem estar emocional da criança também é responsabilidade nossa. É responsabilidade do professor, do diretor, do coordenador e também do prefeito que representa todos eles. Meu dever nos quatros anos é de humanização dos serviços públicos, então contribuir com ações para coibir essa lástima a nossas crianças e estar protegendo elas de alguma forma é humanizar", reforçou.

A Secretaria de Educação também reforça o alerta aos pais de alunos para ficarem atentos dentro de casa e se aproximar dos filhos para coibir o acesso a certos tipos de conteúdos na internet. ( Com informações da assessoria)
 



Aguarde! Carregando comentários ...


// matérias relacionadas

Quarta, 26 de abril de 2017

16:26 - Escolas tradicionais se unem para alertar sobre série de TV e jogo suicida

15:44 - Ministério da Justiça determina que PF investigue envolvidos no jogo Baleia Azul

Terça, 25 de abril de 2017

14:30 - PM já tem nome e fotos de 'curadores' de jogo suicida

08:36 - Mãe descobre filha participando de jogo que estimula suicídio

Domingo, 23 de abril de 2017

09:35 - MPF apura vídeos que incentivam jovem a se mutilar

Sexta, 21 de abril de 2017

12:05 - Polícia busca 'curadores' do jogo online Baleia Azul

Quinta, 20 de abril de 2017

19:02 - Gecat vai auxiliar investigações dos casos suspeitos relacionados ao jogo Baleia Azul

16:51 - Criança de 10 anos se mutila e polícia suspeita de 'jogo suicida'

14:55 - Pesquisadores colocam câmeras em baleias para desvendar mistérios da espécie

10:40 - Locutor de rádio é detido por repassar conteúdo de 'jogo suicida'


// leia também

Sexta, 28 de abril de 2017

18:05 - Sema apreende 70 kg de pescado em Porto Jofre

17:53 - Prefeitura inicia obras de recapeamento da avenida Fernando Corrêa

17:39 - DAE cria canal de comunicação para facilitar acesso para a população

16:37 - Delegado quer manter abusador de cadela preso

15:48 - Confira o que abre e fecha nas repartições públicas de MT no feriado de 1º de maio

15:16 - Ato contra reformas de Temer reúne 10 mil trabalhadores em Cuiabá

14:25 - Passagem de ônibus custará metade em feriados

12:51 - Mais de 80% das lojas abrem na capital mas greve reduz número de clientes

11:34 - Mais de 300 cirurgias de catarata são realizadas em Porto Alegre do Norte

11:29 - Trabalhadores fazem ato às 15h em Cuiabá e interior também protesta


 veja mais
Cuiabá, Sexta, 28/04/2017
 

WhatsApp Twuitter
WhatsApp

Fogo Cruzado waze

titulo_jornal Sexta, 28/04/2017
F11e1657f97c78790d6878fc4f8a4f93 anteriores




Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

O desemprego subiu no Brasil este ano e já atinge 14,2 milhões de pessoas. Na sua opinião, a crise vai demorar a passar?



Logo_classifacil









Loja Virtual