A se pensar | Gazeta Digital

Sexta, 28 de abril de 2017, 00h00

A se pensar


É bastante questionável a atitude do Ministério Público Federal (MPF) em impedir o Estado de demolir a Ilha da Banana, na região central de Cuiabá. A derrubada dos escombros é fundamental para o andamento das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Se até o Iphan, autoridade máxima quando se trata do patrimônio histórico brasileiro, já autorizou a derrubada, não há motivo algum para que o MPF insista em proibir a demolição de restos de casa que hoje abrigam usuários de drogas e assaltantes.

Suspeita

Segundo a deputada Janaina Riva (PMDB), chegaram informações de um dos funcionários contratados para atuar na CPI teria recebido propina para alterar o relatório da comissão. Páginas do documento, produzido durante o período de apuração, teriam sido alteradas. Janaina ainda fala que mais uma evidência de que houve alteração no relatório foi o esforço para derrubar a emenda que dava certeza da suspensão do contrato do VLT.

Confusão

Está longe de terminar a polêmica envolvendo o relatório da CPI das Obras da Copa do Mundo, aprovado pela Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (26). O assunto ainda promete muito pano pra manga. Agora, a oposição afirma ter indícios de fraude dentro da Comissão e promete levar o caso ao Ministério Público.

Desrespeito

Para o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), o retorno de Wilson Santos (PSDB) à Assembleia Legislativa para tratar do relatório da CPI das Obras da Copa do Mundo foi entendida como uma atitude “desrespeitosa com a base” e também com o “novo líder do governo”. “O novo líder ficou desqualificado, taxado como sem competência. Foi péssimo para a bancada também, que não foi valorizada”.

Inclusão

Depois de receber críticas de alguns moradores do Jardim Imperial, pela falta de acessibilidade às praças e locais de convivência que estão sendo feitos ou reformados pela Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) decidiu postergar a inauguração do espaço localizado no Viaduto do Despraiado. Isso porque a Academia de Ginástica ao Ar Livre não atenderia pessoas portadoras de deficiência e o peemedebista exigiu sua adequação.
Segundo o prefeito, nenhum aparelho público municipal será entregue oficialmente sem estar adequado.

No aguardo

A expectativa é que nos próximos 15 dias tanto Ministério Público Estadual como Ministério Público Federal emitam os pareceres necessários para que a Justiça Federal se pronuncie sobre o acordo selado entre governo do Estado e Consórcio VLT para a continuidade das obras do modal de transporte. Nos bastidores, comenta-se que a tendência é pelo parecer favorável de ambas as instituições, mesmo com o resultado da CPI das Obras da Copa.

Poucas & Boas

Entidades como as Associações da Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado também aderiram ao ato. As entidades advertem que o ato não representa adesão à greve-geral e não tem ligação com partidos políticos. A iniciativa é um alerta à sociedade contra a corrupção e tem como foco chamar a atenção contra a Reforma Trabalhista, a Lei de Abuso de Autoridade e a Reforma da Previdência, que irão afetar tanto a população em geral quanto aos magistrados, defensores, Procuradores e servidores públicos.

***

Além da AMAM, o ato público também contará com a presença de representantes da AMATRA (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 23ª Região), da AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil), da AMMP (Associação Mato-grossense do Ministério Público) e da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) em Mato Grosso, bem como servidores e outras entidades.

***

A Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), em conjunto com as demais entidades integrantes da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (FRENTAS-MT), realiza hoje um ato público em defesa de uma previdência justa, em favor da Justiça do Trabalho e contra as distorções da Lei de Abuso de Autoridade. A mobilização acontece em frente ao Fórum de Cuiabá, às 10h.
 

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Terça, 26 de setembro de 2017

00:00 - Pré-candidata

Segunda, 25 de setembro de 2017

00:00 - Teoria e prática

Domingo, 24 de setembro de 2017

00:00 - Asfalto

Sábado, 23 de setembro de 2017

00:00 - Interpretações

Sexta, 22 de setembro de 2017

00:00 - Bloqueio

Quinta, 21 de setembro de 2017

00:00 - Vem de longe

Quarta, 20 de setembro de 2017

00:00 - Cura gay

Terça, 19 de setembro de 2017

00:00 - Discrição

Segunda, 18 de setembro de 2017

00:00 - Inquéritos

Domingo, 17 de setembro de 2017

00:00 - Retratação


 veja mais
Cuiabá, Terça, 26/09/2017
 
Facebook Instagram
GDEnem

Fogo Cruzado
titulo_jornal Terça, 26/09/2017
783754c3175812cdf62663a53916e7cd anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Divulgação de novas gravações pode anular acordo de delação de Silval Barbosa




Logo_classifacil









Loja Virtual