Meditação - Sair do 'piloto automático' e buscar a paz interior | Gazeta Digital

Segunda, 05 de março de 2018, 11h25

Viva bem

Meditação - Sair do 'piloto automático' e buscar a paz interior

Elayne Mendes, repórter de A Gazeta


Otmar de Oliveira

Professora de yoga Wilma Ferreira explica que a meditação Mindfulness tem como objetivo a imersão em si mesmo, desligando a mente de vivências passadas e preocupações futuras

Acúmulo de trabalho somado às responsabilidades junto à família, amigos e estudos podem resultar em preocupações com o passado e ansiedade pelo futuro, fazendo com que as pessoas deixem de viver o presente. Tudo isso reflete na mente e no corpo, gerando estresse, doenças psicológicas e até fisiológicas, como deficit de atenção, distúrbios alimentar, tensão de músculos e aceleração cardíaca.

Quem passa por situações assim e vive constantemente no “piloto automático” está no oposto de um estado de consciência chamado “mindfulness”, que pode ser alcançado através de meditação. Esta técnica consiste em ter controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente e poderá ser aprendida e praticada no Retiro de Imersão em Yoga e Meditação Mindfulness, que acontece entre os dias 16 e 18 de março deste ano, em Chapada dos Guimarães.

A meditação mindfulness tem origem a partir das práticas meditativas orientais, principalmente entre os budistas. Traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”. No entanto, esta técnica passou a ser objeto de estudo da medicina e psicologia comportamental, como parte de uma série de programas para a redução do estresse. De acordo com a professora de yoga, Wilma Ferreira, esta técnica tem como objetivo a imersão em si mesmo, desligando a mente de vivências passadas e as preocupações futuras. Por meio dessa meditação a pessoa desenvolve sua consciência corporal e aprende a viver o factual da sua vida.

Neste exercício, a concentração deve ser de modo pleno, aberto e sem qualquer julgamento sobre o objeto ou sensação observado.

A especialista explica que no dia a dia as pessoas acumulam estresse diante do envolvimento com atividades no trabalho, em casa, nos estudos e até mesmo em ambientes sociais com os amigos. As consequências deste acumulado podem ser muitas, desde o enrijecimento dos músculos, esquecimentos, falta de atenção em atividades e diálogos e problemas fisiológicos como a prisão ou soltura demasiada do intestino. E a meditação mindfulness surgiu justamente para combater estes males, trazendo mais tranquilidade e paz de espírito para aqueles que desejam aproveitar melhor os momentos em família, atividades profissionais e convivência com os amigos.Neste exercício, a concentração deve ser de modo pleno, aberto e sem qualquer julgamento sobre o objeto ou sensação observado.


Retiro

Visando ampliar esta técnica dentre os profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, e também pessoas que se interessem em conhecer o poder da meditação, Wilma realiza há oito anos, por meio do Espaço Pulsar Yoga, de sua propriedade, um retiro que permite a prática de yoga em um ambiente inspirador.

Ela enfatiza que o evento acontecerá em meio à natureza, em uma pousada acolhedora e que atenderá exclusivamente os participantes do retiro.
Além da hospedagem, os inscritos terão direito a quatro alimentações por dia.

Reprodução

Mestre em psiquiatria, Katya Stubing conta que pratica a atividade há 28 anos e desde 2011 realiza cursos visando à formação de especialistas e interessados em conhecer o mindfulness

Este ano o retiro traz como temática “Imersão em Yoga e Meditação Mindfulness” e contará com a participação da mestre em psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Katya Stubing, que também é especialista em Psicologia. Ela conta que pratica a atividade há 28 anos e desde 2011 realiza cursos visando à formação de especialistas e interessados em conhecer o mindfulness.

De acordo com Stubing, a meditação é uma alternativa a qual as pessoas que desejam tornar o dia mais produtivo e menos estressante recorrem. Ela explica que a técnica mindfulness é uma filosofia budista adaptada para a linguagem ocidental e inicialmente desenvolvida por um especialista norte-americano.
Posteriormente, a técnica foi desenvolvida e adaptada para ambientes de saúde, com resultados muito positivos. Esse programa foi formatado em oito semanas, com um encontro semanal em grupo e um programa de exercícios para fazer em casa, intitulado como Treinamento em 8 Semanas em Mindfulness (T8SM).

Katya explica que este retiro que será realizado em Chapada dos Guimarães é uma versão intensiva do protocolo terapêutico T8SM.

A mestre em psiquiatria enfatiza que este treino tem dois enfoques principais, sendo um voltado para o treino de atenção, que tem como objetivo acalmar a mente e a postura ética, que trabalha uma nova forma de vivenciar o presente.

No retiro os participantes terão o apoio de apostilas e CD com práticas guiadas via áudio e com exercícios que possibilitam a continuidade da prática do que foi aprendido no evento, após o término dele. 

Curta a página no Facebook: Pulsar Yoga
Instagram: @wilmaespacopulsaryoga

Telefone de contato: (65) 9 9607-9642.

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// matérias relacionadas

Quinta, 31 de maio de 2018

18:34 - Saber mágico - Alguns buscam a filosofia para poder 'intuir' melhor

Quinta, 12 de abril de 2018

15:53 - Famosa 'DR' para resolver os conflitos faz bem ao casamento, indica pesquisa

Quinta, 05 de abril de 2018

16:24 - Descobri que meu parceiro está em um aplicativo de paquera. E agora?

Sexta, 09 de fevereiro de 2018

17:59 - 'Vou beijar-te agora não me leve a mal...' Amor no Carnaval sobrevive?

Quinta, 08 de fevereiro de 2018

10:02 - Casais que trabalham juntos são mais felizes, conclui pesquisa feita no Brasil

Sexta, 02 de fevereiro de 2018

17:17 - Descobri que fui traído (a) e agora só penso em me vingar, 'dando o troco'

Sexta, 05 de janeiro de 2018

17:58 - Tratar vício em videogame como distúrbio vai estimular política pública

Sexta, 22 de dezembro de 2017

21:05 - Dicas para viajar de avião com criança e disfarçar medo e preocupação no ar

Quinta, 14 de dezembro de 2017

15:41 - Sentir culpa todo o tempo é sintoma de quadro de depressão ou ansiedade

Sexta, 24 de novembro de 2017

16:02 - Especialistas são 9 dicas para gerenciar conflitos no casamento


// leia também

Quinta, 21 de junho de 2018

11:06 - Terror e comédia marcam as estreias de cinema desta semana

Segunda, 18 de junho de 2018

08:37 - Jurassic World - diretor agrega horror e propõe discussão em novo filme

Sexta, 15 de junho de 2018

06:00 - Festival de Inverno de Chapada terá 9 dias de festa e 5 shows nacionais - confira

Quarta, 13 de junho de 2018

10:07 - Circuito Universitário exibe filmes e promove debates sobre Direitos Humanos

Terça, 12 de junho de 2018

10:15 - Os Incríveis 2 chega a 88% de aprovação no Rotten Tomatoes

Quarta, 06 de junho de 2018

10:17 - Série da Netflix traz a trajetória de Robert Kennedy

Sábado, 02 de junho de 2018

10:20 - Não Se Aceitam Devoluções

Segunda, 28 de maio de 2018

10:14 - Festivais culturais são adiados com a greve dos caminhoneiros

Sexta, 25 de maio de 2018

13:25 - Conheça uma das datas mais importantes para a cultura Nerd; o Dia da Toalha

Quarta, 23 de maio de 2018

10:22 - Han Solo - Uma História Star Wars


 ver todas as notícias
Cuiabá, Sábado, 23/06/2018
 

Facebook Instagram


Fogo Cruzado
titulo_jornal Sábado, 23/06/2018
00cd1afd8757c6b9bf1a877a182fcfcc anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Qual sua opinião sobre o comportamento dos brasileiros fora do Brasil?




Logo_classifacil









Loja Virtual