Quarta, 19 de abril de 2017, 19h40

Política de MT

Deputados adiam votação de relatório de CPI

Karine Miranda, repórter do GD


Os deputados estaduais adiaram para a próxima terça-feira (25) a votação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa. O documento estava previsto para ser votado na sessão plenária desta quarta-feira (19).

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), o relatório final já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e será colocado à disposição dos deputados antes de ser votado.

Marcos Lopes/ALMT

Deputados adiam votação de relatório de CPI das obras da Copa do Mundo

“Só não estamos votando hoje porque nós vamos disponibilizar o relatório a todos os deputados para que possam analisar e nós marcamos a votação para a próxima terça”, disse.

O relatório está finalizado desde outubro do ano passado. O documento apontou a existência de fraudes, descumprimento de contratos, superfaturamento, pagamentos indevidos e má qualidade dos serviços nas obras feitas durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

Além disso, o documento apontou ainda a necessidade de devolução, por parte do Consórcio VLT, de R$ 315 milhões, por suposto superfaturamento das obras, bem como o descumprimento do cronograma proposto pela execução das obras, que já custou R$ 1 bilhão.

O relatório foi alvo de inúmeras discussões entre os deputados. O deputado Botelho sugeriu alterações no documento de modo a não penalizar o Consócio VLT, que foram negadas pelo presidente da CPI, deputado Oscar Bezerra (PSB).

Nos bastidores, especula-se que as sugestões seriam necessárias para a continuidade do acordo entre o Governo do Estado e Consórcio VLT para a retomada das obras do Veiculo Leve Sobre trilhos (VLT).

Porém, o deputado estadual Wilson Santos garantiu que não haverá prejuízo ao novo acordo, mesmo que o relatório seja aprovado. Wilson foi quem intermediou o acordo entre o Governo do Estado e o Consórcio VLT, que prevê que o Estado pague mais R$ 922 milhões para a conclusão da obra do modal de transporte. O acordo ainda precisa ser homologado pela Justiça Federal.

 



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