Quinta, 20 de abril de 2017, 09h43

obras do VLT

Deputado vê com desconfiança acordo entre Estado e Consórcio

Karine Miranda, repórter do GD


O deputado estadual Zeca Viana (PDT) usou a tribuna nesta quarta-feira (19) para afirmar que “causa estranheza” a insistência do Governo do Estado em promover um novo acordo com o Consórcio VLT para que a continuidade das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá.

O novo acordo prevê que o Estado pague mais R$ 922 milhões para a conclusão da obra do modal de transporte. O acordo ainda precisa ser homologado pela Justiça Federal. “Essa obra do VLT, na forma que o governo quer conduzir, temos que estar atento que talvez venha um 'chucho' maior do que Silval Barbosa”, disse.

Fablício Rodrigues/Secom-AL

Deputado Zeca Viana vê com desconfiança acordo entre Estado e Consórcio VLT

De acordo com o deputado, é inadmissível o governo manter o Consórcio VLT à frente das obras do modal de transporte, diante do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa.

O relatório apontou a existência de fraudes, descumprimento de contratos, superfaturamento, pagamentos indevidos e má qualidade dos serviços nas obras feitas durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

Além disso, o documento apontou ainda a necessidade de devolução, por parte do Consórcio VLT, de R$ 315 milhões, por suposto superfaturamento das obras, bem como o descumprimento do cronograma proposto para a execução das obras, que já custou R$ 1 bilhão.

“Estranho que o Governo vem forçando uma necessidade de gastar R$ 922 milhões com esse VLT. Colocando R$ 300 milhões de dinheiro bom em cima de dinheiro ruim, aonde a CPI apontou que o consórcio precisa devolver dinheiro para o Estado e o Estado vem falando em por R$ 300 milhões por obra conclusa e mais R$ 600 e pouco milhões para concluir”, afirmou.

De acordo com o deputado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso e uma empresa chinesa apontaram que a conclusão do VLT, mantendo-se o projeto original, custaria R$ 710 milhões “sem o governo colocar um centavo”.

“Por que ele não aceitou essa empresa? É inaceitável deixar de pagar R$ 710 milhões para R$ 922 milhões. São R$ 240 milhões de economia que, botando na saúde do Estado, vamos ter um equilíbrio no atendimento à população”, afirmou.

Explicações - Zeca Viana apresentou um requerimento cobrando explicações do Governo do Estado sobre o valor que o Estado terá que desembolsar para concluir as obras do VLT e fazer as desapropriações necessárias. A obra do VLT está parada há mais de dois anos.



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