Com fim do recesso, TRE volta a atender eleitor em período integral | Gazeta Digital

Segunda, 08 de janeiro de 2018, 13h20

Com fim do recesso, TRE volta a atender eleitor em período integral

Redação do TRE


A partir desta segunda-feira (8), a Justiça Eleitoral em Mato Grosso retoma o atendimento ao eleitor, em período integral, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, que passam pela revisão do eleitorado com biometria. Durante o recesso forense, período compreendido entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, o atendimento aconteceu das 12h às 18h nestes três municípios.

Marcus Vaillant

Em Cuiabá há dois locais de atendimento. Na Casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE (avenida Rubens de Mendonça – CPA), o atendimento ao eleitor acontece das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. E no Goiabeiras Shopping (2º Subsolo), das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Várzea Grande também conta com dois locais de atendimento para o cadastro biométrico dos eleitores. A Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Avenida Castelo Branco, nº 47, Centro; e a Central de Atendimento ao Eleitor situada na avenida Gonçalo Botelho de Campos, 2.367, bairro Cristo Rei. Ambas atendem das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

O município de Sinop, também conta com dois postos de atendimento ao eleitor. A Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul; e a Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte. Ambas atendem das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira.

Cadastro biométrico

O cadastro biométrico dos eleitores de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop acontece desde 2015, de forma ordinária. Passou a ser obrigatório a partir de fevereiro de 2017. Apesar do apoio da imprensa, que divulgou maciçamente a necessidade de comparecimento do eleitor, poucos compareceram nos primeiros meses de atendimento, deixando parcialmente ociosa a estrutura montada pela Justiça Eleitoral.

Até o início de setembro de 2017 pouco mais de 20% dos eleitores de Cuiabá, por exemplo, haviam comparecido para a biometria. A procura se intensificou nos meses seguintes. Nas últimas semanas antes do recesso forense, o TRE de Mato Grosso vinha atendendo uma média de 1,2 mil eleitores por dia, apenas em Cuiabá. Com a aproximação do fim do prazo para o cadastro biométrico, a demanda aumentou significativamente, o que obrigou a Justiça Eleitoral a atender por ordem de chegada, com distribuição de senhas, para melhor organizar o fluxo.

Desta forma, embora o atendimento aconteça até às 18 horas, serão atendidos apenas os eleitores que já pegaram sua senha. Ressalte-se, contudo, que muitas vezes os servidores da Justiça Eleitoral trabalham para além deste horário, a fim de atender os eleitores que já pegaram senha.

Conforme normativo aprovado pelo Pleno do TRE-MT, a revisão do eleitorado com biometria, em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, vai até fevereiro deste ano. Contudo, o fechamento do cadastro eleitora acontece apenas em abril.


Veja documentos necessários para a biometria

• Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);

• Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);

• Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).
Atenção: A CNH e o Passaporte não são aceitos como documento de identificação para o alistamento, ou seja, para emissão do primeiro Título de Eleitor.

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// matérias relacionadas

Terça, 13 de março de 2018

10:14 - Julier e vice têm contas da eleição à Prefeitura de Cuiabá reprovadas

Quarta, 31 de janeiro de 2018

14:41 - Pleno do TRE cassa diploma de vereador de Serra Nova Dourada

Terça, 09 de janeiro de 2018

16:26 - TRE inaugura posto avançado da biometria no shopping 3 Américas

Sexta, 29 de dezembro de 2017

10:27 - TRE atende eleitores em regime de plantão em Cuiabá e Sinop

Segunda, 11 de dezembro de 2017

10:05 - TRE realiza mutirão no Assentamento Sadia 3, em Várzea Grande


// leia também

Terça, 24 de abril de 2018

00:15 - MP denuncia 7 políticos flagrados em vídeos de Silval recebendo maços de dinheiro

Segunda, 23 de abril de 2018

19:17 - Desembargador Marcos Machado propõe a criação de novas varas - veja vídeos

16:04 - TJ nega pedido de desbloqueio de dinheiro feito por esposa de Faiad

13:30 - Juiz quer saber se criança depende de médica que matou verdureiro

11:30 - Com ajuda de intérprete, processo de viúva haitiana é solucionado em Sorriso

11:00 - José Riva tentou fazer delação premiada, mas MPE rejeitou

10:38 - Pedro Henry é condenado por descumprir ordem judicial

10:02 - Delação premiada é cogitada na Operação Bereré por propinas no Detran

08:55 - Justiça decreta sigilo em ação contra réus por rombo de R$ 143 milhões

08:05 - MPE investiga servidor que recebeu salário de vereador e não devolveu


 veja mais
Cuiabá, Terça, 24/04/2018
 

Facebook Instagram

Fogo Cruzado
titulo_jornal Terça, 24/04/2018
F07df325ee82be3e6dacdf41b9f307dc anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Brasil deveria fechar a fronteira com a Venezuela?




Logo_classifacil









Loja Virtual